Como consultar os valores esquecidos em bancos?
Nesta segunda-feira, 14, o Banco Central do Brasil voltou a liberar a consulta de valores esquecidos em bancos por brasileiros. O serviço já havia sido iniciado em janeiro de 2022, mas acabou sendo tirado do ar pela própria instituição por conta da instabilidade e queda de sites, resultado do grande número de acessos na época.
O serviço agora é oferecido em uma página específica, sendo que no primeiro acesso é possível apenas consultar se existem ou não recursos disponíveis no banco.
Sendo assim, qualquer pessoa com CPF, ou donos de empresas com CNPJ, podem realizar essa consulta de valores esquecidos em bancos.
Como consultar os valores esquecidos em bancos?
O processo para consultar os valores esquecidos em bancos é bastante prático e fácil, sendo realizado de maneira completamente online. Primeiramente, é preciso acessar o Sistema Valores a Receber do Banco Central, que está disponível no site Valores a Receber.
Com o CPF em mãos, para o caso de pessoas físicas, ou o CNPJ, no caso das empresas, você seleciona a opção destacada como “consulte aqui”, logo no início da página. Nela, você deve informar não apenas o número de um dos documentos citados acima como, também, a sua data de nascimento ou do nascimento da empresa.
O sistema então irá lhe informar se existem valores esquecidos em bancos, de contas no seu nome, ou não. Caso exista, a página irá lhe informar uma data, a qual você deve anotar, uma vez que será o dia em que poderá retornar ao Sistema Valores a Receber e então solicitar o saque de fato.
Na data informada, volte ao site https://valoresareceber.bcb.gov.br/ e use o seu login do portal gov.br para acessar o sistema do Banco Central. Depois de ter acessado, basta consultar o valor e solicitar a transferência. Os valores, de acordo com a própria instituição, serão pagos a partir do dia 7 de março.
Como evitar golpes?
O Banco Central do Brasil emitiu alerta com relação a tentativas de golpe sobre a consulta de valores esquecidos em bancos. A instituição fez uma série de orientações para que a população possa acessar o Sistema da maneira correta, podendo resgatar o dinheiro sem ser lesado por terceiros.
As dicas da instituição são as seguintes:
Tenha ciência de que o único site para a solicitação e consulta de valores esquecidos em bancos, por meio do Sistema de Valores a Receber, é o https://valoresareceber.bcb.gov.br/;
O Banco Central não envia links e nem entra em contato com as pessoas para tratar dos valores ou, até mesmo, para confirmação de informações e dados pessoais. Não informe seus dados à estranhos;
Nenhuma pessoa está autorizada a entrar em contato com o cidadão em nome do Sistema de Valores a Receber ou do próprio Banco Central. Caso receba uma ligação do tipo, saiba que é golpe;
Não clique em links e endereços suspeitos enviados por WhatsApp, Telegram, e-mail ou SMS e que estejam relacionados a consulta de valores a receber;
Não faça nenhum tipo de pagamento ou transferência para ter acesso aos valores.
Qual é o calendário?
O Banco Central também divulgou um calendário, com as datas específicas para quem busca fazer o resgate e/ou consulta de valores a receber dos bancos. As datas para solicitação estão de acordo com os anos de nascimento do cidadão ou, se for o caso, de criação da empresa em questão.
Pessoas ou empresas que nasceram antes do ano de 1968 poderão fazer a consulta e resgate de valores a receber dos bancos entre os dias 7 e 11 de março de 2022. A repescagem para essas pessoas, ou seja, para quem perdeu a data agendada e nasceu antes de 68, é em 12 de março.
Já as pessoas que nasceram entre os anos 1968 e 1983 poderão fazer a consulta ou resgate dos valores entre os dias 14 e 18 de março de 2022. Já a data de repescagem para esse público está marcada para 19 de março.
Por último, pessoas ou empresas nascidas após 1983 poderão fazer o resgate ou consulta dos valores entre os dias 21 e 25 de março de 2022. A data de repescagem para estes será no dia 26 do mesmo mês.
De acordo com o próprio BC, aqueles que perderem a data de repescagem poderão consultar ou solicitar o resgate do saldo a partir do dia 28 de março. A instituição garante que, mesmo sem consulta, se existente, os valores estarão guardados para o cidadão.
Como sacar os valores esquecidos em bancos?
Saiba que o pagamento, segundo o Banco Central, começará a ser feito a partir do dia 7 de março. Quem realizou a consulta de valores esquecidos nos bancos e seguiu todo o protocolo deverá receber o dinheiro, preferencialmente, por PIX.
No entanto, caso o cidadão tenha acessado o sistema e solicitado o resgate sem a chave PIX, o pagamento será diferente. Nessa situação, a instituição financeira escolhida é quem irá entrar em contato com a pessoa para realizar a transferência.
Os comentários desse post foram encerrados.