Como estudar as ações de uma empresa

Quem investe sabe que estudar as ações de uma empresa é muito importante antes de realizar um aporte nela. Dessa maneira, se tornar um investidor de sucesso passa por esse estudo, já que se você não investir corretamente, poderá perder seu dinheiro.

Sendo assim, após dominar o estudo das ações, você conseguirá investir de forma mais consciente, com mais assertividade. Assim sendo, você estará à frente de muitas pessoas, poderá prever até mesmo algumas quedas e altas no mercado, podendo aproveitá-las.

Pois, entrar no mercado de ações pode ser um pesadelo para pessoas que nunca fizeram aportes, parecendo ser algo bem complicado. Entretanto, é uma ótima opção para pessoas que tem dinheiro parado e pretendem investi-los, porém apresenta algum risco, mas pode ser diminuído com o estudo.

O que levar em consideração ao estudar as ações de uma empresa?

Como já foi dito anteriormente, estudar as ações de uma empresa antes de investir nela é fundamental, pois investimento envolve riscos. Contudo, poucas pessoas sabem quais são os pontos que devem ser levados em conta no estudo do tipo de ação de cada empresa.

Além disso, estudar as ações de uma empresa é garantir o seu dinheiro. Sendo assim, confira alguns pontos que devem ser levados em consideração no estudo de ações de uma empresa.

1 – Analisar a saúde financeira da empresa

O primeiro ponto a ser analisado no estudo de uma empresa é a sua saúde financeira, já que ela é prioridade. Isso, por que você não irá querer investir em uma empresa que não cuida bem do seu próprio dinheiro, não é mesmo?

Normalmente, as empresas que tem baixo valor de mercado, ou seja, ações baratas ou são novas ou não passam confiança financeira. Isto é, por algum motivo, os investidores não ficaram com essas ações pois a empresa não sabe trabalhar com dinheiro.

2 – Estudar o histórico de compra e vendas de ações da empresa

Esse ponto é muito importante para você que é iniciante ou não nesse meio, pois te mostra se os investidores estão comprando ações da empresa. Além disso, através desse estudo é possível analisar também o valor de mercado que ela já atingiu.

Contudo, é importante saber que existem empresas que tem períodos de baixas e altas em cada época do ano. Isso se deve ao fato de algumas delas trabalharem com nichos bem específicos, podendo ter períodos de muita alta e baixa.

3 – Avaliação do tempo de retorno do investimento

Em muitos casos, você não está focado em receber dividendo da empresa, somente comprar em baixa para vender mais caro. Para isso, é importante analisar em quanto tempo essa empresa pode te dar um retorno, analisando quando ela terá uma boa alta.

Dessa maneira, é possível você saber quando a empresa estará pagando o seu investimento, calculando assim o índice preço e lucro. Por fim, somente dessa forma você poderá montar um portfólio sólido e bem diversificado, pensando em lucrar cada vez mais.

4 – Valor patrimonial daquela ação

Outro ponto muito importante a ser analisado é o valor patrimonial da ação que você está comprando, isso de forma simples. Ou seja, compreender que esse valor de patrimônio está relacionado com uma boa lucratividade e maior valor de dividendos.

Dessa maneira, fazendo o estudo do valor de patrimônio daquela ação é possível encontrar algumas com perspectiva de crescimento. Por fim, para calcular esse valor, basta dividir o patrimônio liquido pela quantidade de ações de uma empresa, obtendo assim um valor.

5 – Analisar o valor de mercado das empresas

Por fim, analisar o valor de mercado de cada empresa também é importante, sendo mais indicado investir em empresas com alto valor. Pois, quando maior for o valor da empresa, menores serão as influências em âmbito social, econômico, financeiro e político.

Sendo assim, para não correr esses riscos, é indicado investir em empresas com valor superior a R$ 500 milhões. Contudo, se você não souber o valor da empresa, basta multiplicar o número de ações na bolsa pelo seu preço, obtendo assim esse número.

Por que é importante fazer todo esse estudo?

Estudar todos esses pontos que foram ditos logo acima, são importante para buscar os melhores investimentos e oportunidades na bolsa. Pois, o objetivo de todos que entram na bolsa de valores para investir é o mesmo, gerar cada vez mais dinheiro.

Sendo assim o estudo das ações e das empresas se torna muito mais importante do que aparente ser. Além disso, é importante saber que o seu patrimônio não irá crescer sozinho e da noite para o dia.

Dessa maneira, como já foi dito anteriormente, estudar as ações de uma empresa é uma maneira de também de não perder dinheiro. Sendo que, se o objetivo é gerar mais receita, é muito importante buscar cada vez mais opções que te traga mais rentabilidade.

Estudante de Ciência e Tecnologia na UFRGS - Universidade Federal do RS, apaixonada por inovações tecnológicas, mistérios da ciência, bem como filmes e séries de ficção científica.
Veja também
dividendos de ações
O que fazer para receber mais dividendos das ações?

Quando falamos sobre ganhar dinheiro com renda passiva, receber dividendos das ações é uma dessas formas, contudo, para isso é necessário um estudo. Além do mais, investir em ações é um tipo de investimento de renda variável, ou seja, não te garante nenhum retorno. Dessa maneira, investir em ações pode parecer um bicho de sete […]

Como se organizar financeiramente para começar a investir

Nos dias atuais, muitas pessoas estão buscando se organizar para investir melhor o seu dinheiro, visando ganhos em longo prazo. Sendo que, primeiramente, várias dessas pessoas precisam quitar suas dívidas e somente depois organizar as finanças. Entretanto, alguns esperam as melhores condições para começar a investir o seu dinheiro e elas nem sempre chegam. Dessa […]

O que é LCA? Onde e como investir

Você quer e busca algo para investir, então precisa entender o que é LCA (Letras de Crédito do Agronegócio). Isto é, um tipo de investimento em renda fixa que tem se tornado muito popular e garante recursos para o banco fornecer crédito a produtores. Dessa maneira, é uma forma de investir dinheiro e ter uma […]

ações de empresas
Tenho ações de uma empresa, sou sócio dela?

Hoje, a porcentagem de pessoas que compra ações de uma empresa no Brasil é baixa, mas vem crescendo cada vez mais. Dessa maneira, o mercado de ações tem se mostrando cada vez mais flexível, já que permite investimento com pouco dinheiro. Assim sendo, surge uma dúvida muito frequente, que é saber se quanto você compra […]

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.