Empréstimo Caixa
Uma das maiores, se não a maior instituição financeira do Brasil, a Caixa Econômica Federal conta com uma série de serviços à disposição da população. O banco é muito procurado por pessoas que querem realizar um sonho como, por exemplo, comprar um carro ou uma casa. Mas você sabe como funciona o empréstimo Caixa?
Por ser uma instituição pública, a Caixa Econômica Federal tem como um de seus objetivos atender a demanda da população brasileira. E é por isso que ela conta não apenas com um tipo de empréstimo, mas sim uma grande variedade de investimentos e financiamentos, com taxas que variam conforme o objetivo.
Prazos e valores disponíveis do empréstimo Caixa?
Quando falamos no empréstimo Caixa, normalmente nos referimos ao chamado Crédito Pessoal disponibilizado pela instituição financeira. Trata-se daquele empréstimo que pode ser utilizado pelo solicitante como ele quiser, escolhendo a alternativa que melhor se enquadra com a sua necessidade.
O crédito pessoal Caixa conta com um valor máximo de empréstimo que varia de R$ 300 a R$ 50 mil, variando de acordo com as condições pré-aprovadas. Isso significa que o limite não é único para todos os solicitantes, dependendo justamente do perfil e histórico de compra e situação de cada usuário.
Depois que o contrato for aprovado, a liberação do empréstimo ocorre rapidamente, de maneira automática. O que muda, no entanto, são os prazos para pagamentos, uma vez que os pagamentos podem ser feitos de 1 a 48 meses, de acordo com o tipo de crédito: pessoal ou salário mensal pré ou pós-fixado.
Taxas de juros
Por ser uma instituição financeira pública, a Caixa Econômica Federal é conhecida por trabalhar com taxas de juros que geralmente são mais acessíveis à população. No entanto, tudo irá depender da situação econômica nacional, uma vez que tudo pode mudar conforme a realidade da taxa Selic.
O fato é que a taxa de juros do empréstimo Caixa começa a partir de 1,59% por mês. Como citado anteriormente, você pode trabalhar com quatro tipos de crédito na instituição financeira:
- Pessoal Mensal Pré-fixado, cujo juros são pré-fixados;
- Pessoal Mensal Pós-Fixado, em que os juros são pós-fixados;
- Salário Caixa Mensal Pré-Fixado, em que os juros são pré-fixados;
- Salário Caixa Mensal Pós-Fixado, em que os juros são pós-fixados.
As últimas duas alternativas são destinadas para aqueles que recebem salário em conta de depósito ou benefício Caixa. No fim das contas, tudo depende da taxa Selic de juros vigente.
Como simular o empréstimo?
Diferentemente do que é visto nos bancos digitais e mais modernos, a Caixa Econômica Federal não trabalha com simulações online de empréstimos. Isso porque as condições costumam ser bastante variadas, dada a grande variedade de créditos e financiamentos que a instituição oferece.
Sendo assim, para simular o empréstimo Caixa, ao menos no formato crédito pessoal, você terá que ir em uma agência da instituição financeira e fazer todo o procedimento de maneira presencial. Lá você irá apresentar alguns dos seus principais documentos pessoais para, então, conhecer as condições do investimento.
Como são muitas as alternativas, de pessoal mensal à salário mensal pré e pós-fixado, as condições acabam variando bastante de pessoa para pessoa. Basta, então, você simular juntamente com o funcionário da instituição financeira, o qual tem a obrigação de lhe apresentar todos os detalhes referentes a juros, as formas de pagamentos possíveis e etc..
Como contratar o empréstimo Caixa?
Para contratar o empréstimo Caixa, na modalidade crédito pessoal, você primeiramente precisará passar por uma Análise Cadastral. Para isso, será necessário ir em uma agência da instituição financeira, onde será feita toda uma análise da sua documentação pessoal, a fim de aprovar e definir o seu limite.
Depois de que os documentos foram aprovados, é hora de firmar o acordo. Com isso, você pode fazer o contrato para o empréstimo Caixa em qualquer agência da instituição financeira. Diferente de algumas operações do banco, nesse caso em específico, não é necessário ir à agência matriz (aquela onde você abriu a sua conta).
Finalizada a aprovação do contrato, ocorrerá a liberação do empréstimo, com o dinheiro caindo diretamente na sua conta Caixa. Dessa forma, você poderá utilizá-la a qualquer momento e como quiser, tendo que, obviamente, arcar com as despesas mensais que foram definidas no acordo.
Vale a pena fazer esse empréstimo?
A dúvida de muitas pessoas quando o assunto é empréstimo Caixa é: será que realmente vale a pena pedir o crédito pessoal? Por mais que seja muito mais burocrático do que em outras instituições financeiras, como bancos digitais por exemplo, realizar essa operação junto a Caixa Econômica Federal ainda tem suas vantagens.
Uma delas é justamente a diversidade de planos que podem ser escolhidos pelo usuário. Além disso, a Caixa também conta com um parcelamento flexível em até 60 meses, o que geralmente não é visto em outras instituições financeiras. Você também pode escolher a forma de pagamento que mais for conveniente para o seu caso.
Os comentários desse post foram encerrados.