Quando vale a pena investir em ações na bolsa de valores?

Nos dias atuais, cresce o número de pessoas que começaram a investir em ações na bolsa de valores, pensando em rendimentos. Entretanto, esse tipo de investimento é bem menos seguro que todos os outros, contudo, pode trazer melhores retornos.

Sendo assim, muito se pergunta se realmente vale a pena investir em ações na bolsa, já que o seu risco é elevado. Dessa maneira, pensando em responder essa pergunta, existe outra que cada pessoa deve fazer para você mesmo, qual é o seu perfil de investidor?

Assim sendo, é possível dizer se vale ou não a pena realizar esse tipo de investimento, levando em consideração o seu perfil. Pois, o seu perfil dirá se você sabe e pode ou não correr risco, já que ele pode te gerar ainda mais receita, comparado a outros investimentos.

Como funciona o investimento em ações na bolsa de valores?

Investir em ações na bolsa pode parecer muito difícil e realmente, se você não tiver um planejamento, será. Dessa maneira, como já foi dito anteriormente, existem cada vez mais pessoas investindo na bolsa, entretanto, muitos deles desistem cedo demais.

Isso, porque, a pessoa ainda não teve a chance de receber dividendos das ações que ela comprou e já se desfez delas. Sendo assim, a pessoa compra ações de uma empresa e logo que ela se desvaloriza um pouco, já vai lá e vende.

Contudo, o ideal a ser feito era ficar com essas ações para receber dividendos dela ou até mesmo vender com preço maior. Sendo que, dessa maneira você faria o seu dinheiro render cada vez mais, fazendo com que ele trabalhe sozinho.

Dessa maneira, como as pessoas não fizeram um planejamento para investir em ações na bolsa, acaba perdendo dinheiro e desistindo. Assim, esse tipo de pessoa, que não sabe esperar o dinheiro render sozinho, não deve investir em ações na bolsa.

Finalizando, para essas pessoas, o tipo de investimento ideal seria algum que ela não tivesse acesso a ele. Sendo assim, os investimentos em Letras de Crédito e Câmbio, são os ideais para essas pessoas, mais ansiosas para ver o dinheiro render.

Quais as vantagens desse tipo de investimento?

Agora, para as pessoas que são mais pacientes, têm um planejamento traçado e sabe correr risco, investir em ações na bolsa é excelente. Isso, porque mesmo que você compre uma ação e ela desvalorize, dentre de algum tempo você receberá dividendos da mesma.

Sendo que, dividendos nada mais é do que a divisão de lucros que uma empresa faz para seus acionistas. Dessa maneira, além dos dividendos, se você quiser movimentar mais a sua carteira, pode comprar ações em baixa e vender com preço maior.

Dessa forma, existem algumas maneiras diferentes de fazer o seu dinheiro render dentro de um mesmo investimento, sendo assim, uma grande vantagem. Além disso, outra vantagem é poder investir com o mínimo de dinheiro possível, pois existem ações que podem ser compradas com poucos reais.

Acrescentando a isso, se você está na bolsa de valores, mas quer proteger os seus investimentos, pode diversifica-los em diversas áreas. Sendo assim, se você tiver uma carteira de investimentos bem diversificada, estará se protegendo de qualquer tipo de crise.

Por fim, outra grande vantagem de investir em ações na bolsa é a isenção de imposto de renda até R$ 20 mil mensal. Dessa forma, se você ainda tem pouco dinheiro para investir e quer mesmo assim, fazer ele render, investir no mercado de ações é uma boa.

Por fim, vale ou não apena investir em ações na bolsa de valores?

Agora que você já sabe como funciona esse investimento e suas vantagens, chegou a hora de analisar se vale ou não a pena. Sendo que, como já foi dito anteriormente, o mercado de ações permite começar a investir com mínimo de dinheiro possível.

Dessa maneira, esse tipo de investimento é acessível para todas as pessoas e mesmo assim apresenta um bom retorno. Entretanto, para que esse retorno aconteça, é necessário entender que deve existir um plano traçado por trás, pensando em crescimento de patrimônio.

Sendo que, se você traçar um objetivo e alinhar ele com bons ativos na bolsa, conseguirá um ótimo retorno futuro. Isso, pois as ações da bolsa de valores te pagam uma porcentagem do lucro que ela obteve, sendo melhor que os rendimentos de outros investimentos.

Dessa forma, se você tem dinheiro e quer direcioná-lo para investimentos, estude sobre a bolsa de valores. Já que, deixar dinheiro parado na poupança nos dias atuais é a maior besteira que você pode fazer com ele.

Por fim, investir em ações da bolsa de valores é sim um ótimo tipo de investimento, mas que requer estudos. Sendo assim, se tiver a possibilidade de começar investindo um pouco todos os meses, será ainda melhor e terá cada vez mais patrimônio.

Estudante de Ciência e Tecnologia na UFRGS - Universidade Federal do RS, apaixonada por inovações tecnológicas, mistérios da ciência, bem como filmes e séries de ficção científica.
Veja também
O que levar em conta na hora de investir?

Nos dias atuais, deixar dinheiro na poupança é besteira, contudo é importante estudar a empresa na hora de investir seu dinheiro nela. Dessa maneira, você consegue analisá-la mais profundamente, levando em consideração vários fatores que podem influenciar dentro dela. Além disso, nos dias atuais, é mais indicado realizar investimento em empresas que apresentem alto valor […]

Como estudar as ações de uma empresa

Quem investe sabe que estudar as ações de uma empresa é muito importante antes de realizar um aporte nela. Dessa maneira, se tornar um investidor de sucesso passa por esse estudo, já que se você não investir corretamente, poderá perder seu dinheiro. Sendo assim, após dominar o estudo das ações, você conseguirá investir de forma […]

Crédito em ascensão: Bancos projetam crescimento expressivo em 2024!

Uma pesquisa recente conduzida pela Febraban sugere perspectivas favoráveis para o crescimento do crédito em 2024. Confira os detalhes!

Saiba onde investir seu dinheiro com retorno garantido

Muitas pessoas buscam opções para investir com retorno garantido ao seu dinheiro, pois não é legal perder algo que você tanto batalhou para ganhar. Sendo assim, várias pessoas acabam investindo na poupança, achando ser uma ótima opção. Contudo, seu rendimento não cobre a inflação. Dessa maneira, algumas pessoas que já se atentaram a isso, estão […]

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.