Usaram meu nome para fazer um empréstimo, o que fazer?
Se você é aposentado e usaram seu nome para fazer um empréstimo, é importante saber o que fazer. Isso, pois em muitos casos as pessoas nem ficam sabendo do ocorrido, já que normalmente o empréstimo para aposentados vem descontado do benefício.
Dessa maneira, a pessoa acaba pagando o empréstimo sem nem mesmo perceber, isso se as parcelas forem baixas, obviamente. Entretanto, alguns ficam sabendo que tem empréstimo em seu nome somente quando tentam realizar um, pois está com a margem consignável comprometida.
Assim sendo, o aposentado acaba não conseguindo realizar o empréstimo ou até consegue, mas um valor bem abaixo. Dessa forma, é importante saber como proceder nesses casos, para que você não pague por algo que não esteja usufruindo.
É possível realizar um empréstimo no nome de outra pessoa?
Por mais que isso possa parecer um absurdo, sim é possível realizar um empréstimo no nome de terceiros. Contudo, para isso é necessário todos os documentos daquela pessoa e também de sua assinatura, que nesse caso, muitos costumam falsificar.
Assim sendo, é necessário ficar atento, pois em vários casos, quem realizou o empréstimo no seu nome, pode ser alguém próximo. Isso se deve ao fato de necessitar de todos os documentos daquela pessoa, como por exemplo, RG, CPF, comprovante de renda e residência.
Entretanto, em outros casos, o aposentado sofre um golpe, sendo esse, muito comum na internet, passando todos os seus dados para desconhecidos. Dessa maneira, é necessário estar atento a toda e qualquer inscrição que faça em sites desconhecidos e que necessita de informações pessoais.
Isso, pois somente com os seus documentos pessoais, uma pessoa já pode conseguir fazer um empréstimo em seu nome. Sendo que, para comprovar sua renda, ele pode usar algum site da internet que ceda algum comprovante de pagamento seu.
Além disso, o comprovante de residência também pode ser conseguido em sites ou colocam outros no lugar do seu. Sendo assim, é possível sim fazer um empréstimo no nome de terceiros, sendo que, isso pode ser algo muito comum no dia a dia.
Por fim, é válido dizer que isso é um ato criminoso, sendo considerado um estelionato, usando de terceiros para se beneficiar. Dessa maneira, além de ficar atento com os seus documentos pessoais, muito cuidado também com o meio online, que pode ser usado para coletar dados.
Usaram meu nome para fazer um empréstimo, como proceder?
Agora, sabendo que é possível realizar empréstimo no nome de terceiros, vamos falar sobre como proceder nesses casos. Assim que você perceber que está sendo descontado do seu benefício um valor de empréstimo, sendo que você não fez um, vá até a delegacia.
Dessa maneira você poderá fazer um boletim de ocorrência sobre o que está acontecendo e explicar melhor o seu caso. Além disso, certifique-se de passar todas as informações para o delegado do local e exemplifique o máximo que você conseguir.
Contudo, vale ressaltar que em muitas delegacias você poderá enfrentar filas enormes e que o delgado não dê o devido valor ao seu caso. Contudo, se você está sofrendo com pessoas fazendo empréstimo em seu nome, siga em frente e faça assim mesmo o boletim.
Isso, pois quando for feito o primeiro empréstimo, será questão de tempo para aparecerem outros, já que aquela pessoa já tem seus dados. Além disso, é muito importante fazer várias cópias do boletim de ocorrência e autenticar todas elas, já que o crime pode se repetir.
Logo após isso, faça contato com o credor daquele empréstimo e avise que fizeram um empréstimo em seu nome. Além disso, será necessário encaminhar uma das cópias do boletim de ocorrência que foi feito para comprovar o que você está dizendo.
Por fim, é importante guardar números de protocolos, data da queixa, data de contato com o credor e nome de quem te atendeu. Isso, pois é sempre necessário manter o mais correto possível tudo que foi dito e apresentado na delegacia e na credora.
Se a credora não resolver meu caso, o que fazer?
Agora, se mesmo após você fazer o boletim de ocorrência e avisar que realizaram um empréstimo em seu nome a situação não for resolvida, bata o pé. Ou seja, peça uma resposta para a credora, pois ela tem duas semanas para resolver o seu problema.
Sendo assim, essas duas semanas a credora tem para analisar todas as informações do empréstimo feito em seu nome e resolver a situação. Contudo, em alguns casos, a credora não resolverá o seu caso, e será necessário buscar um advogado para isso.
Por fim, o advogado terá meios legais para suspender esse contrato de empréstimo feito em seu nome e resolver seu caso. Sendo assim, fique sempre atento a todos os sites que pedem seus dados e tenha muito cuidado quando passá-los a alguém.
Os comentários desse post foram encerrados.