Como se organizar financeiramente para começar a investir

Nos dias atuais, muitas pessoas estão buscando se organizar para investir melhor o seu dinheiro, visando ganhos em longo prazo. Sendo que, primeiramente, várias dessas pessoas precisam quitar suas dívidas e somente depois organizar as finanças.

Entretanto, alguns esperam as melhores condições para começar a investir o seu dinheiro e elas nem sempre chegam. Dessa maneira, comece investir o mais cedo possível, mesmo que com pouco dinheiro e sem as melhores condições.

Isto é, invista cedo, para colher os resultados no futuro, quanto antes você começar, conseguirá ter melhores condições lá na frente. Para isso, pense sempre em organizar para investir, visando manter uma constância nos seus aportes mensais.

5 passos para se organizar antes de começar a investir

Confira cinco passos para você organizar seu dinheiro e sua vida para começar a investir, pensando sempre em melhores condições futuras. Pois, nos dias atuais não é mais vantajoso deixar seu dinheiro suado somente na poupança, é preciso investir.

Dessa maneira, os cinco passos para você se organizar para investir, são:

1 – Quitar suas dívidas

Primeiro passo para começar investir, como já foi dito anteriormente, é quitar suas dívidas, pois, a partir disso você pode se organizar. Sendo que, se você tem um pouco de dinheiro, tentar renegociar essas dívidas pode ser uma ótima opção.

Além do mais, ninguém que tem dívidas irá pensar em investir antes de pagá-las, pois não é interessante ter o nome sujo. Sendo assim, vise primeiro pagar tudo que você deve e logo após isso, comece a investir o seu dinheiro suado.

Além do mais, se você parcelar essas dívidas, quando terminar de quitá-las pode usar o dinheiro que sobra para investir. Dessa maneira, o primeiro passo para se organizar para investir é mesmo quitar suas dívidas, buscando melhorar as suas finanças.

2. Organizar suas finanças

O segundo passo para se estabelecer financeiramente para investir, logo após quitar suas dívidas, é organizar as suas finanças. Sendo que, para isso é necessário ter um controle de todo o dinheiro que você ganha e que está gastando no mês. 

Dessa maneira, é muito importante ter uma planilha financeira para que você faça esse controle financeiro, podendo ela ser até em papel. Contudo, a melhor forma de controlar seu dinheiro através de uma planilha financeira é com o computador, já que é mais organizado.

Sendo que, organizar as finanças é muito importante, pois, somente fazendo isso você pode ter uma noção de onde economizar. Por exemplo, se você gasta no mês R$ 300,00 com fast food, pode diminuir esse gasto e direcionar esse dinheiro para investimentos. 

3. Colocar um objetivo de investimento

Agora, colocar um objetivo de investimento, além de muito importante, é necessário para manter uma constância nos seus aportes mensais. Pois, dessa forma você consegue separar uma parte da sua renda para direcioná-la para algum tipo de investimento.

Além disso, criar metas também é importante, por exemplo, ter R$ 5 mil investidos até o final do ano. Sendo que, de inicio isso pode parecer difícil, contudo, quando você cria o hábito de investir, tentará aportar cada vez mais todos os meses.

Por fim, esses três primeiros passos devem ser levados sempre em conjunto, pois são os mais importantes para organizar para investir. Sendo que, investir seu dinheiro sem nenhuma organização, pode te causar prejuízos futuros, podendo te fazer perder dinheiro.

4 – Buscar uma renda extra

A quarta dica para você que visa se organizar para investir o seu dinheiro, é buscar uma fonte de renda extra. Sendo que, através dessa renda extra você pode ter mais receita mensal e direcionar esse dinheiro diretamente para investimentos.

Além disso, nos dias atuais existem várias opções de serviços para gerar renda extra, podendo ser feitas em contraturno com seu trabalho. Alguns exemplos de serviços para gerar renda extra, são fazer entregas, trabalhar como garçom no período noturno e até mesmo vender algo na internet.

Por fim, esses trabalhos para gerar renda extra, podem acabar gerando mais receita que o seu atual serviço. Sendo que, sempre que puder, opte por começar o próprio negócio, visando uma renda extra mensal.

5 – Escolher as melhores opções de investimentos

Por fim, agora que você já sabe como se organizar e o que fazer para conseguir gerar mais receita, chegou a hora de escolher onde investir. Sendo que, esse passo pode ser uma dos mais importantes, pois dependendo do investimento, pode te causar prejuízos.

Dessa maneira, para você que não quer perder seu dinheiro, pode optar por opções de investimento de renda fixa, pois são garantidos. Já se você quiser arriscar um pouco mais e obter maiores retornos, estude sobre o mercado de ações.

Por fim, cabe a você seguir esses passos e começar a se organizar para investir, sabendo que investimento são garantias futuras. Sendo que, bons investimentos podem garantir até mesmo a sua aposentadoria no longo prazo.

Estudante de Ciência e Tecnologia na UFRGS - Universidade Federal do RS, apaixonada por inovações tecnológicas, mistérios da ciência, bem como filmes e séries de ficção científica.
Veja também
taxa selic
O que fazer com os investimentos após a terceira alta da Taxa Selic?

A terceira alta da Taxa Selic apresenta uma impressão de que investir na poupança pode ser uma boa oportunidade. Entretanto, mesmo com essa alta de 0,75% na taxa de juros, a terceira do ano, a poupança continua sendo um péssimo rendimento. Isso se deve ao fato de que você pode ganhar em valor, contudo seu […]

O que é CDB? Onde e como investir

Investir nos dias atuais necessita de conhecimento sobre o tema. Assim, saber o que é CDB para colocar seu dinheiro nesse fundo é interessante. Sendo assim, CDB nada mais é que Certificados de Depósito Bancário, sendo esse um dos investimentos mais simples do mercado. Além do mais, muitas pessoas que estão migrando da poupança, costuma […]

bolsa de valores
Quando vale a pena investir em ações na bolsa de valores?

Nos dias atuais, cresce o número de pessoas que começaram a investir em ações na bolsa de valores, pensando em rendimentos. Entretanto, esse tipo de investimento é bem menos seguro que todos os outros, contudo, pode trazer melhores retornos. Sendo assim, muito se pergunta se realmente vale a pena investir em ações na bolsa, já […]

O que é LCI? Onde e como investir

Nos dias atuais muito se fala sobre LCI, mas o que é isso? Essa sigla representa Letra de Crédito Imobiliário. Sendo que, LCI é um título de crédito de renda fixa, muito usado como instrumento de captação de fundos de investimentos. Esse tipo de crédito é muito utilizado por instituições financeiras e tem como lastro […]

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.