Leilão de carros – dicas

Participar de um leilão de carros pode ser uma ótima alternativa para você que pretende comprar um automóvel. Entretanto, é necessário ter muito conhecimento para conseguir arrematar um bom veículo, com preço acessível e que esteja com lataria e mecânica preservadas.

Além do mais, é preciso saber o máximo de informações sobre aquele leilão, a empresa que está organizando o evento e a procedência dos automóveis. Isso, pois existem os mais diversos tipos de leilões hoje em dia, desde carros apreendidos, tomados pela financeira e veículos deixados para trás.

Carros e motos vão a leilão on-line. Foto: Levy Ferreira/SMCS (arquivo)

Sabendo disso, a melhor maneira de conhecer melhor um leilão, seus carros e forma de negócios é fazer a leitura do seu edital. Sendo que, nele é possível encontrar a forma de pagamento, arremate e modo de inscrição.

Por que esses veículos são leiloados?

Existem os mais diversos tipos de leilões nos dias atuais, desde carros seminovos, usados a um bom tempo e até os que só servirão para sucata. Dessa maneira, é preciso entender o motivo por esses carros estarem sendo colocados em leilão, pois isso pode definir o leilão e até mesmo o preço dos mesmos.

Assim sendo, é necessário dizer que a maioria dos carros leiloados atualmente é decorrente de apreensões feitas pela polícia ou até mesmo receita federal Sendo que, esses veículos em sua grande maioria têm muitos débitos e acaba não sendo um bom negócio legalizá-los, pagar suas multas e retirá-los dos pátios.

Além disso, esses veículos, apreendidos, costumam ter muito tempo de uso e não se encontram em ótimo estado de conservação. Entretanto, existem ainda leilões de veículos que foram tomados por bancos ou até mesmo financeiras, sendo o principal motivo, a falta de pagamento dos financiamentos.

Dessa forma, os veículos tomados por falta de pagamento acabam sendo a melhor opção de negócio, contudo, podem ter um preço maior. Porém, se você quer um veículo mais acessível, vale a pena optar por veículos apreendidos que estão sendo colocados em leilão.

Como participar de um leilão?

Para participar de um leilão de carros é bem simples, hoje em dia existem vários eventos online deste meio. Contudo, a melhor opção de leilão ainda é os presenciais, já que nesses é possível olhar melhor o veículo e levar até um mecânico para analisar essa parte do mesmo.

Assim sendo, o primeiro passo para participar de um leilão de carros, é procurar por empresas confiáveis que realizam esses eventos.  Após isso, basta fazer sua inscrição, que normalmente pode ser feita online, mesmo para eventos presenciais e confirmar sua identidade.

Por fim, estando inscrito nos leilões, basta esperar o aviso dos lotes que estarão disponíveis e decidir se você participará deles ou não.

Qual a forma de pagamento?

Normalmente, a forma de pagamento de cada leilão se encontra descrita no edital, por isso, é de suma importância fazer a leitura do mesmo. Entretanto, a grande maioria dos leilões nos dias atuais exige que pelo menos parte do valor dos veículos seja pago à vista, como forma de garantia.

Além disso, se o pagamento não for feito da maneira como está descrito no edital, o veículo volta a ser leiloado. Sendo que, a pessoa que não realizar o pagamento da forma descrita ainda poderá ser multada.

Dessa forma, antes de entrar em um leilão e começar dar lances, esteja ciente da forma de pagamento e da possível multa. Por fim, saiba que leilão é coisa séria e pode ser uma ótima oportunidade para arrematar um veículo com preço inferior ao valor normal.

Dicas e cuidados ao participar de leilões

Por fim, agora que você já sabe mais sobre os leilões e os motivos pelos quais os veículos são leiloados, chegou a hora de saber mais sobre cuidados e dicas ao participar de um desses.

Assim sendo, como já foi dito anteriormente, a principal dica é fazer a leitura completa do edital, já que lá se encontra tudo que você precisa saber. Além disso, o principal cuidado a se tomar em um leilão de veículos se refere aos defeitos e problemas dele.

Sendo assim, outra dica importante é saber a procedência do veículo, ou seja, o motivo por estar sendo leiloado, dessa forma é possível evitar problemas futuros.

Estudante de Ciência e Tecnologia na UFRGS - Universidade Federal do RS, apaixonada por inovações tecnológicas, mistérios da ciência, bem como filmes e séries de ficção científica.
Veja também
leilão de carros e motos
Comprar carro ou moto de leilão é seguro?

Chegou o momento tão esperado de comprar o seu veículo e você começa a se perguntar, será que comprar carro ou moto em leilão é seguro? A resposta para essa pergunta pode ter vários desdobramentos, mas se você se atentar a alguns pontos, ela é positiva. Isso, pois adquirir um automóvel ou motocicleta em leilão […]

leilão de motos
Sites confiáveis de leilão de carros e motos

Hoje em dia, os leilões de carros ou motos têm se mostrando uma boa opção para adquirir um veículo, contudo, achar sites confiáveis de leilão pode ser um pouco difícil. Entretanto, por mais que possa ser difícil achar um site confiável, esse tipo de negócio acaba valendo a pena, isso por causa de seus valores. […]

leilão de carros
Leilão de Carros – Como participar, dúvidas e cuidados

Quando se fala em leilão de carros, algumas pessoas encaram como oportunidades, já outras como um grande risco. Entretanto, essa é uma grande oportunidade de você comprar um carro por valor baixo, diferentemente do preço de mercado, que se encontra inflacionado. Contudo, muitas pessoas dizem que carro de leilão é uma loteria, pois você não […]

leilão da receita federal
Leilão da Receita Federal

Um grande evento onde é possível comprar smartphones, videogames e até mesmo tablets pela metade do preço, esse é o leilão da Receita Federal. Isso é possível, pois a Receita Federal, para fazer caixa, acaba colocando em leilão produtos apreendidos, barrados pela alfândega. Além do mais, nesse tipo de leilão é possível encontrar carros, motos […]

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.