Leilão de Motos – Como participar, Dúvidas e Cuidados

Nos dias atuais, muitas pessoas acabam optando por motocicletas para se locomover, pensando em economia e que tal adquirir a sua em um leilão de motos? Através de sites confiáveis ou até mesmo em leilões presenciais é possível fazer bons negócios, comprando motos por preços acessíveis e que são bem abaixo do normal.

Contudo, é preciso ter muito cuidado quando participar de um leilão e tentar arrematar uma motocicleta, mesmo com os valores sendo bem chamativos. Isso se deve ao fato de em alguns casos essas motocicletas serem roubadas, furtadas ou até mesmo ter a documentação atrasada.

Sendo assim, se torna muito importante participar de um leilão de motos que tenha procedência e que seja conhecido por prestar um serviço de qualidade. Dessa forma, ainda mais importante do que achar uma boa motocicleta para investir, é achar um site ou leilão confiável.

Leilão de Motos

Para isso, é muito importante checar o endereço físico da empresa que está promovendo o leilão, sabendo assim se ela realmente existe. Além disso, verificar se o leiloeiro possui registro na Junta Comercial do estado em que ele está, sendo ele assim, autorizado ou não para atuar nesse grande ramo.

Por que essas motocicletas são leiloadas?

A grande maioria das motocicletas leiloadas são aprendidas pelo Detran, dessa maneira, costumam também ser vendidas pela mesma instituição. Assim sendo, esse tipo de leilão é um dos mais seguros que existe no mercado, pois se trata de uma instituição muito conhecida.

Entretanto, também existem motocicletas que são leiloadas por falta de pagamento, no caso do proprietário deixar de pagar as parcelas do financiamento. Nesses casos, as motos podem ser leiloadas por outras empresas e que em vários casos também são instituições sérias, de confiança e muita qualidade.

Além dessas duas modalidades de motos leiloadas, ainda existem outras, uma delas é o leilão de seguradoras. Aqui, os leilões são feitos por empresas que recuperam motocicletas furtadas ou roubadas, que podem ter pequenos, médios ou grandes danos, dependendo da situação em que foi encontrada.

Outro motivo ou meio de motocicletas serem leiloadas são pelas montadoras, quando elas estão prestes a lançar novas coleções ou em motos com pequenos danos.

Por fim, existe o leilão de pessoa física, onde uma pessoa com cadastro em um site de uma empresa coloca suas próprias motocicletas a venda. Sendo que, esse tipo de leilão tem crescido muito nos últimos anos em nosso país e pode ser uma oportunidade de grande negócio com nenhum ou pequenos danos.

Como participar de um leilão de motos?

Como você pode ver, existem diversos motivos pelos quais as motocicletas são leiloadas. Assim sendo, também existem diversas formas de participar de um leilão de motos. Sendo que, os leilões de motos mais prestigiados do nosso país são os da Receita Federal e do Detran.

Isso, pois eles são órgãos públicos e passam maior confiança para os seus compradores, além é claro, de preços mais acessíveis. Esses preços mais acessíveis se devem ao fato dessas empresas não buscarem o lucro, mas sim de colocar essas motocicletas em circulação novamente.

Dessa maneira, se você pretende participar de um leilão de motos do Detran ou da Receita Federal, é necessário fazer um cadastro no site dessas empresas. Além do mais, esses leilões costumam ser presenciais, sendo assim, também é preciso estar lá no dia programado para que você possa adquirir uma motocicleta.

Contudo, na modalidade de leilões de motos online é necessário somente o cadastro no site da empresa, confirmando seus dados com os documentos. Assim, após o cadastro já é possível dar lances nas motocicletas que estiverem disponíveis no site do leilão.

Vale a pena comprar uma motocicleta em leilão?

Essa é uma pergunta que toda e qualquer pessoa que participa de um leilão se faz antes de começar a dar os seus lances. Mas, sim, vale muito a pena comprar uma motocicleta de um leilão, isso, pois os valores costumam ser bem acessíveis, sendo ele até 50% menor que o preço da mesma.

Contudo, é necessário saber a procedência da motocicleta e o motivo pelo qual ela está sendo leiloada, para que você não se arrependa depois. Além disso, é importante, no momento do leilão, buscar o máximo de informações que voe possa conseguir sobre aquela motocicleta.

Dessa forma, será possível saber se ela tem algum dano, multas, documentos atrasados ou até mesmo se ela é uma motocicleta furtada ou não. 

Leilão de Motos na sua cidade

Dicas e cuidados ao participar de um leilão de motos

Sabendo que vale a pena comprar uma moto de leilão, é hora de pontuar algumas dicas e cuidados que você precisa ter nesse momento. Primeiro, uma grande dica é pesquisar a placa da motocicleta que você está interessado no site do DETRAN, sabendo assim, se ela tem multa ou documentos atrasados.

Agora, um cuidado muito importante é em saber se o site que você está participando do leilão é realmente confiável. Para isso, busque mais informações sobre a empresa na internet e faça uma pesquisa sobre o endereço físico da mesma, dessa forma será possível saber se ela é uma empresa real ou não.

Por fim, esteja ciente de que essa motocicleta está em leilão por algum motivo, então, busque saber qual é, verificando a procedência você terá mais confiança no negócio. Além disso, dessa forma é possível encontrar possíveis danos, defeitos ou problemas que a motocicleta possa ter.

Agora, sabendo de todas essas informações, o que você está esperando para participar de um leilão de motos confiável?

Estudante de Ciência e Tecnologia na UFRGS - Universidade Federal do RS, apaixonada por inovações tecnológicas, mistérios da ciência, bem como filmes e séries de ficção científica.
Veja também
leilão de carros
Leilão de Carros – Como participar, dúvidas e cuidados

Quando se fala em leilão de carros, algumas pessoas encaram como oportunidades, já outras como um grande risco. Entretanto, essa é uma grande oportunidade de você comprar um carro por valor baixo, diferentemente do preço de mercado, que se encontra inflacionado. Contudo, muitas pessoas dizem que carro de leilão é uma loteria, pois você não […]

leilão de motos
Sites confiáveis de leilão de carros e motos

Hoje em dia, os leilões de carros ou motos têm se mostrando uma boa opção para adquirir um veículo, contudo, achar sites confiáveis de leilão pode ser um pouco difícil. Entretanto, por mais que possa ser difícil achar um site confiável, esse tipo de negócio acaba valendo a pena, isso por causa de seus valores. […]

leilão da receita federal
Leilão da Receita Federal

Um grande evento onde é possível comprar smartphones, videogames e até mesmo tablets pela metade do preço, esse é o leilão da Receita Federal. Isso é possível, pois a Receita Federal, para fazer caixa, acaba colocando em leilão produtos apreendidos, barrados pela alfândega. Além do mais, nesse tipo de leilão é possível encontrar carros, motos […]

Leilão de motos

Hoje em dia, muitas pessoas vêm optando pelo leilão de motos para conseguir comprar uma motocicleta com preço acessível. Isso, pois em vários casos o Detran ou até a Receita Federal realizam leilões com objetivo de arrecadar dinheiro e até mesmo liberar espaço em seus galpões. Entretanto, por mais que essas motocicletas estejam visivelmente bonitas […]

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.