O que fazer com os investimentos após a terceira alta da Taxa Selic?
A terceira alta da Taxa Selic apresenta uma impressão de que investir na poupança pode ser uma boa oportunidade. Entretanto, mesmo com essa alta de 0,75% na taxa de juros, a terceira do ano, a poupança continua sendo um péssimo rendimento.
Isso se deve ao fato de que você pode ganhar em valor, contudo seu poder de compra com aquele dinheiro diminui. Sendo assim, muitas pessoas que investem em outros tipos de rendas estão se perguntando o que fazer após essa terceira alta da Selic.
Entretanto, para quem investe em ações a mudança não é tão drástica assim, pois seus rendimentos não são medidos por essa taxa. Já para quem investe ou pensa em investir em renda fixa, essa terceira alta da Selic pode ser boa, já que aumenta o percentual de retorno delas.
Entenda o motivo dessa terceira alta da Taxa Selic
A taxa Selic, uma das, senão a mais importante do nosso país chegou as 4,25% nesse mês de maio, a maior para o mês desde 1996. Entretanto, essa alta se mostrou necessária pelo cenário atual da economia, pensando em controlar a inflação.
Além disso, o Banco Central segue uma filosofia de aumento gradativo e sutil na taxa de juros, para que não seja tão sentida. Porém, a taxa da Selic pode passar da marca dos dois dígitos até o final do ano, sendo que não atinge esse número desde maio de 2017.
Entretanto, alguns especialistas não acreditam nessa alta, projetando que a taxa chegue ao máximo até 6,25% em dezembro de 2021. Dessa maneira, chegando ou não aos dois dígitos, alguns investimentos estão ficando cada vez mais atrativos, como é o caso da renda fixa.
Além disso, esse tipo de investimento se beneficia a cada alta nessa taxa de juros, já que o seu retorno é medido por ela. Sendo assim, algumas oportunidades boas de renda fixa podem pintar no mercado e é importante estar sempre de olho.
Realmente vale a pena investir em renda fixa agora?
Levando em consideração que a alta da Selic aumenta também os retornos de quem investe em renda fixa, sim. Entretanto, o investimento em ações ou até mesmo fundos imobiliários pode ser mais lucrativo comparado à renda fixa, contudo, apresenta mais risco.
Sendo assim, para pessoas que buscam mais segurança e estabilidade, pensando em manter o dinheiro seguro, é bom investir em renda fixa. Já para as pessoas que são mais agressivas no mercado de investimentos, talvez a oportunidade não seja tão boa assim.
Dessa maneira, investir em renda fixa agora ou não, diz mais sobre o seu perfil de investimento, podendo ser conservador, moderado e agressivo. Sendo assim, se o seu perfil de investimento for mais conservador ou até mesmo moderado, vale a pena investir em renda fixa.
Além disso, é um ótimo momento para encontrar investimentos de renda fixa com retorno próximo de 10% ao ano. Sendo que, os mais procurados dentre eles são, Letras de Crédito Imobiliário e do Agronegócio, Tesouro Direto e Letras de Câmbio.
Por fim, para quem busca um investimento em renda fixa, os mais procurados são os com retorno prefixado. Isso, por que nesse tipo de investimento você já sabe quanto irá receber quando puder retirar o seu dinheiro, apresentando mais segurança.
E as ações, como são impactados com essa terceira alta da Taxa Selic?
Agora, para os investidores que tem aportado mais em renda variável, é hora de tomar um pouco mais de cuidado. Não leve a mal, mas é um momento de estudar melhor onde você está aplicando o seu dinheiro, pensando em segurança.
Dessa maneira, com essa terceira alta da Selic, existem setores que foram favorecidos e outros prejudicados, vale a pena ficar atento. O setor de construção civil, por exemplo, foi muito prejudicado, pois o valor dos imóveis tende a subir, diminuindo sua demanda a curto prazo.
Sendo assim, talvez não seja uma boa investir nesse setor no atual momento em que se encontra a nossa economia. Entretanto, as seguradoras e bancos estão sendo beneficiados por essa alta, isso porque o giro de dinheiro nelas aumenta.
Dessa forma, se encontra boas opções de investimentos na bolsa de valores para esse setor, é o momento certo de aportar. Já, que os retornos estão sendo maiores nesse momento, é uma boa se beneficiar disso e conseguir uma renda maior.
Sendo assim, a principal dica para esse momento é, diversifique sua carteira de investimentos, tenha renda fixa e também variável. Dessa maneira você consegue se defender de qualquer mudança que ocorra na economia do nosso país, deixando seu dinheiro seguro.
Por fim, até mesmo para os investidores que tenham o perfil mais agressivo, ter parte da carteira em renda fixa é segurança. Isto é, por mais que ela tenha menores rendimentos comparados com algumas ações, o seu retorno é sempre garantido.
Os comentários desse post foram encerrados.