Qual modalidade de empréstimo eu tenho autonomia sobre o dinheiro?
Dentre todas as modalidades de empréstimo disponíveis no mercado, algumas te dão autonomia sobre o dinheiro emprestado e outras não. Sendo assim, se você está fazendo um empréstimo e quer direcionar o dinheiro para diferentes locais, tem que saber qual modalidade permite isso.
Pois, algumas modalidades de empréstimo são totalmente direcionadas, ou seja, voltadas para algo, como por exemplo, empréstimo habitacional e empréstimo automotivo. Sendo que, uma é voltada para comprar ou reformar sua casa e a outra para comprar um carro, seja ele novo ou usado.
Dessa maneira, antes de realizar um empréstimo, saiba para onde você quer direcionar o dinheiro, ou seja, o que fazer com ele. Pois, em alguns casos, se você realizar o empréstimo e ele for direcionado, estará em sem saídas e só poderá usá-lo de uma maneira.
Saiba para onde quer direcionar o dinheiro
Antes de realizar um empréstimo, é necessário saber para onde você quer direcionar esse dinheiro, sabendo qual a melhor modalidade para isso. Além disso, dessa maneira você não irá acabar gastando o dinheiro com coisas desnecessárias e de forma avulsa.
Acrescentando a isso, é importante saber para que você precisa desse dinheiro, sabendo se ele é necessário ou não. Isso, pois se você realizar um empréstimo somente para gastar o dinheiro, poderá ficar endividado, pois é necessário ter um controle financeiro.
Sendo assim, se você está fazendo um empréstimo para pagar uma dívida, cuidado para não acabar criando outra conta. Pois, se você fazer isso e não conseguir pagar as parcelas desse crédito, estará criando outra dívida e ainda por cima, com juros.
Em qual modalidade de empréstimo eu tenho autonomia sobre o dinheiro?
Agora, se você já sabe para onde direcionar o dinheiro e precisa de autonomia para ele, escolha a modalidade correta de empréstimo. Sendo que, as principais modalidades que dão autonomia para você são o empréstimo consignado e o crédito pessoal.
Isso, pois nessas duas modalidades de empréstimo, a instituição financeira dá o dinheiro em suas mãos e você pode direcioná-lo. Dessa maneira, com o dinheiro em mãos você pode fazer o que quiser com ele, podendo gastá-lo da forma que bem quiser.
Contudo, é importante saber que essas duas modalidades de empréstimos apresentam condições bem diferentes, além de uma delas ter taxa de juros maios. Sendo que, a principal diferença entre elas é que no consignado à mensalidade bem descontada em seu salário e no crédito pessoal não.
Dessa forma, é importante conhecer um pouco mais sobre cada uma dessas modalidades, então confira:
Empréstimo consignado
O empréstimo consignado, que é uma modalidade que te dá autonomia sobre o dinheiro, tem a menor taxa de juros do mercado. Contudo, ele é disponibilizado somente para um grupo seleto de pessoas, sendo eles, funcionários públicos, aposentados e pensionistas do INSS.
Além do mais, isso se deve ao fato da mensalidade vir descontada diretamente do benefício dessa pessoa. Dessa maneira, a instituição financeira que te empresta dinheiro tem a garantia de que irá receber aquele valor de volta, por meio do seu salário.
Por fim, essa modalidade pode ser contratada de forma on-line e sem complicações, sendo a de mais fácil acesso. Por isso, ela é também a modalidade de empréstimo mais procurada pelo grupo de pessoas que podem realizá-lo.
Crédito pessoal
Outra modalidade de empréstimo que oferece autonomia do dinheiro é o crédito pessoal oferecido por instituições financeiras, em especial, bancos. Contudo, as suas taxas de juros são bem maiores em comparação com o empréstimo consignado, pelos simples motivo de não apresentar garantias.
Contudo, nos últimos anos os bancos criaram uma modalidade de crédito pessoal com garantias, que apresenta menores taxas de juros. Dessa forma, hoje em dia, existem duas opções de crédito pessoal, sendo ele com e sem garantia para o banco.
Por fim, esse crédito não é tão simplificado quanto o empréstimo consignado e em muitos casos necessita de análise de crédito. Contudo, se você não se enquadrar para fazer um consignado, o crédito pessoal é uma ótima opção.
O que é melhor: fazer um empréstimo consignado ou pessoal?
Por fim, agora que você já entendeu mais sobre essas duas modalidades de empréstimos, é importante saber qual é a melhor. Sendo que, o ser melhor ou não, depende simplesmente das condições de cada modalidade de empréstimo, sendo elas, parcelas, taxa de juros e etc.
Dessa maneira, é fácil afirmar que a melhor opção de empréstimo nesse caso é o consignado, pois tem as melhores condições do mercado. Contudo, não são todas as pessoas que tem acesso a esse tipo de empréstimo, já que ele é restrito para um grupo de pessoas.
Sendo assim, se você não puder fazer um empréstimo consignado, opte pelo crédito pessoal com garantias, que também tem taxa de juros baixa. Contudo, o crédito pessoal sem garantias também é excelente se você não puder ceder uma garantia ao banco.
Os comentários desse post foram encerrados.