Leilão de motos

Hoje em dia, muitas pessoas vêm optando pelo leilão de motos para conseguir comprar uma motocicleta com preço acessível. Isso, pois em vários casos o Detran ou até a Receita Federal realizam leilões com objetivo de arrecadar dinheiro e até mesmo liberar espaço em seus galpões.

Entretanto, por mais que essas motocicletas estejam visivelmente bonitas e em bom estado, é importante buscar o máximo de informações sobre elas. Isso se deve ao fato de que, vários leilões não oferecem garantias ou permitem trocas e/ou devoluções.

Sendo assim, comprar uma moto de leilão se mostra um ótimo negócio, ainda mais se ela for decorrente de um financiamento não pago. Nesses casos, por falta de pagamento, o comprador acaba tendo sua motocicleta tomada e não tem direito de recorrer, pois ela é do banco até que pague boa parte dela.

Por fim, se você mesmo sabendo de todas essas informações está com medo de comprar uma motocicleta em leilão, saiba que ela pode rodar normalmente. Contudo, para isso é necessário que ela esteja classificada como conservadora e não sucata, pois essas não podem rodar nas ruas.

Por que motocicletas são leiloadas?

Existem várias maneiras e motivos para que uma motocicleta seja levada a leilão, a principal delas é a apreensão da mesma. Nesses casos, onde a moto é apreendida e tem várias multas, os seus donos acabam não pagando os débitos e deixam elas nos pátios do Detran, após 90 dias elas são levadas a leilão.

Outra grande fatia das motocicletas levadas a leilão são as tomadas por falta de pagamento, quando a pessoa financia e não quita suas parcelas mensais. Sendo que, nesses casos, depois do veículo tomado à pessoa tem 60 dias para contestar, não feito isso, ela também irá para leilão.

Agora, o leilão de motos da Receita Federal é realizado com motocicletas que foram apreendidas por estarem tentando fazer contrabando. Isto é, acontece quando pessoas atravessam as fronteiras do nosso país com produtos contrabandeados, normalmente ocorre nas fronteiras do Brasil com Paraguai e Argentina.

Assim sendo, o melhor leilão para você comprar a sua motocicleta é o das financeiras e empresas que organizam esses eventos para bancos. Isso, pois na grande maioria das motocicletas são praticamente novas e com pouco tempo de uso, estando assim em ótimo estado de conservação.

Como participar de um leilão de motos?

Agora que você já sabe quais os melhores leilões para participar e qual tipo de moto pode encontrar em cada um deles, é hora de entender como participar desses eventos. Além disso, vale ficar atento a veracidade de cada leilão, isso, pois nos dias atuais existem diversos sites e empresas falsas tentando te ludibriar.

Acrescentando a isso, é importante dizer que mesmo o leilão de motos online sendo uma alternativa mais fácil, o presencial acaba sendo mais vantajoso. Pois, presencialmente você consegue ver o estado da motocicleta e ter mais certeza se ela está realmente boa e sem avarias.

Sendo assim, para participar de um leilão de motos você precisa se cadastrar no site do mesmo, seja no Detran ou até mesmo em empresas especializadas. Agora, para participar dos leilões da Receita Federal existem alguns empecilhos a mais, como por exemplo, conseguir certificado digital e um código de acesso, que são válidos por dois anos.

Dessa forma, a modalidade de leilão mais difícil de participar ainda é a que tem as motocicletas menos valiosas e com mais avarias. Assim, é mais vantajoso participar dos leilões do Detran e até mesmo de empresas que realizam esses eventos para bancos e financeiras.

Dicas e cuidados ao participar de um leilão de motos

Por fim, chegou o momento de te apresentar algumas dicas e cuidados necessários para comprar a sua motocicleta em leilão. Como já foi dito anteriormente, o primeiro cuidado necessário é estar atento à veracidade deste leilão, o que pode ser analisado basicamente pelo seu edital.

Sendo que, ler o edital é uma dica importante para entender mais sobre esse leilão, modo de pagamento e até algumas taxas. Assim, com essa dica e cuidado, você poderá conhecer melhor o evento e entender como ele acontecerá.

Sabendo de tudo isso, o que você está esperando para comprar a sua motocicleta em um leilão?

Estudante de Ciência e Tecnologia na UFRGS - Universidade Federal do RS, apaixonada por inovações tecnológicas, mistérios da ciência, bem como filmes e séries de ficção científica.
Veja também
leilão de motos
Sites confiáveis de leilão de carros e motos

Hoje em dia, os leilões de carros ou motos têm se mostrando uma boa opção para adquirir um veículo, contudo, achar sites confiáveis de leilão pode ser um pouco difícil. Entretanto, por mais que possa ser difícil achar um site confiável, esse tipo de negócio acaba valendo a pena, isso por causa de seus valores. […]

leilão de motos
Leilão de Motos – Como participar, Dúvidas e Cuidados

Nos dias atuais, muitas pessoas acabam optando por motocicletas para se locomover, pensando em economia e que tal adquirir a sua em um leilão de motos? Através de sites confiáveis ou até mesmo em leilões presenciais é possível fazer bons negócios, comprando motos por preços acessíveis e que são bem abaixo do normal. Contudo, é […]

leilão da receita federal
Leilão da Receita Federal

Um grande evento onde é possível comprar smartphones, videogames e até mesmo tablets pela metade do preço, esse é o leilão da Receita Federal. Isso é possível, pois a Receita Federal, para fazer caixa, acaba colocando em leilão produtos apreendidos, barrados pela alfândega. Além do mais, nesse tipo de leilão é possível encontrar carros, motos […]

leilão de carros
Leilão de Carros – Como participar, dúvidas e cuidados

Quando se fala em leilão de carros, algumas pessoas encaram como oportunidades, já outras como um grande risco. Entretanto, essa é uma grande oportunidade de você comprar um carro por valor baixo, diferentemente do preço de mercado, que se encontra inflacionado. Contudo, muitas pessoas dizem que carro de leilão é uma loteria, pois você não […]

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.