Leilão da Receita Federal

Um grande evento onde é possível comprar smartphones, videogames e até mesmo tablets pela metade do preço, esse é o leilão da Receita Federal. Isso é possível, pois a Receita Federal, para fazer caixa, acaba colocando em leilão produtos apreendidos, barrados pela alfândega.

Além do mais, nesse tipo de leilão é possível encontrar carros, motos e diversos tipos de eletrônicos, basta ter paciência para garimpar os editais. Assim, é possível adquirir produtos novos, embalados e até mesmo com nota, com preços bem acessíveis, comparados ao seu valor normal.

Contudo, para participar desses eventos é necessário respeitar uma série de regras, que normalmente é redigida pela própria Receita Federal.

Leilão da Receita Federal

Por que acontecem esses leilões da receita?

Como já foi dito anteriormente, os produtos leiloados pela Receita Federal normalmente são de contrabando, apreendidos ou deixados na alfândega. Além do mais, grande parte desses produtos são apreendidos entre as fronteiras do Brasil com o Paraguai e até mesmo Argentina.

Assim sendo, com o objetivo de aumentar a arrecadação, o órgão acaba fazendo esse tipo de leilão, onde qualquer pessoa pode arrematar os produtos. Dessa forma, em casos onde são apreendidos produtos nas fronteiras, a Receita Federal apreende também os veículos que estão tentando transportá-los para dentro do país.

O que a Receita Federal leiloa?

Nos dias atuais, a grande maioria dos produtos ofertados no leilão da Receita Federal são eletrônicos, que as pessoas tentam entrar com eles ilegalmente em nosso país. Contudo, quando a receita apreende não somente a carga, mas também o veículo que estava carregando ela, eles também são colocados em leilão.

Dessa maneira, nos leilões da Receita Federal é possível arrematar carros, motos, vans e até mesmo caminhões. Sendo que, existem várias pessoas que tentam passar pela fronteira com diversos produtos para que eles possam ser revendidos em lojas e camelódromos.

Além do mais, vários produtos apreendidos vêm diretamente da China, onde pessoas tentam importar eletrônicos também com o objetivo de revendê-los. Entretanto, quando eles são taxados pela alfândega, esses indivíduos acabam não retirando seus produtos, pois com o valor pago nele e na taxação, eles acabam ficando com preços não mais acessíveis.

Quem pode participar?

Toda e qualquer pessoa que estiver em dia com a Receita Federal pode participar dos leilões que ela promove. Contudo, em alguns desses leilões é necessário estar bem atento ao seu edital, pois alguns são limitados somente a pessoas jurídicas.

Dessa maneira, se você tem interesse em participar de um desses leilões, esteja em dia com suas obrigações mediante ao órgão. Além disso, esteja atento às informações da Receita Federal, pois existem leilões de duas formas diferentes organizados por eles, os presenciais e os online.

Sendo que, para participar dos leilões presenciais é necessário estar presente no dia e horário marcado. Já nos leilões realizados online, você pode participar pelo site da receita, dando lances e tentando arrematar produtos pelo seu celular ou até mesmo no computador.

Como participar de um leilão da Receita?

Agora que você já sabe que toda e qualquer pessoa pode participar de um leilão da Receita Federal, a depender do edital, basta entender como. Assim sendo, é necessário saber que para participar desses leilões é preciso ter um certificado digital, que deve ser comprado à parte em alguns sites, sendo que eles se diferem para pessoas físicas e jurídicas.

Além disso, é necessário ter um código de acesso, que é conseguido através do Portal e-CAC. Sendo que, esses códigos têm um prazo de validade, que normalmente são de dois anos e devem ser salvos de maneira muito segura.

Dessa maneira, estando em posse do certificado digital e seu código, é possível participar de um leilão da Receita Federal. Além do mais, para saber quando e onde serão realizados esses eventos, basta acessar o site do órgão oficial.

Qual a forma de pagamento?

Sabendo de tudo isso, é importante dizer que a Receita Federal não oferece a opção de parcelamento para o pagamento dos produtos leiloados. Contudo, existem duas formas possíveis de pagamento, uma delas é feita um dia útil após a compra de um produto ou lote, podendo ser feita com cheque ou dinheiro.

Agora, outra forma de pagamento é feita com um sinal, ou seja, o pagamento de 20% do valor após um dia útil do leilão. Sendo que, os outros 80% poderão ser pagos em até oito dias úteis após o evento, contudo, nesse meio o pagamento é feito exclusivamente via débito em conta, online ou presencial.

Por fim, é importante dizer que esses valores são considerados pela Receita Federal como um imposto. Dessa maneira, se você comprar um lote e não realizar o pagamento, eles podem te aplicar uma multa, reaver os produtos e colocá-los novamente em leilão.

Considerações finais

Finalizando, chegou a hora de saber se comprar produtos ou lotes na Receita Federal é mesmo uma boa ideia. Sendo que, a resposta para essa pergunta é sim, pois os valores costumam ser bem mais baixos que o normal.

Contudo, os produtos não são entregues pelo órgão federal, ficando na responsabilidade do indivíduo a retirada dos mesmos. Sendo assim, esteja atento a onde poderá ser feita a retirada dos itens, pois ele pode estar perto, mas também muito longe de você.

Além do mais, esteja ciente de que a Receita Federal não oferece garantia de nenhum produto e também não aceita devoluções de maneira alguma, mas mesmo assim, é uma ótima forma de negócio.

Estudante de Ciência e Tecnologia na UFRGS - Universidade Federal do RS, apaixonada por inovações tecnológicas, mistérios da ciência, bem como filmes e séries de ficção científica.
Veja também
Leilão de carros – dicas

Participar de um leilão de carros pode ser uma ótima alternativa para você que pretende comprar um automóvel. Entretanto, é necessário ter muito conhecimento para conseguir arrematar um bom veículo, com preço acessível e que esteja com lataria e mecânica preservadas. Além do mais, é preciso saber o máximo de informações sobre aquele leilão, a […]

leilão de motos
Sites confiáveis de leilão de carros e motos

Hoje em dia, os leilões de carros ou motos têm se mostrando uma boa opção para adquirir um veículo, contudo, achar sites confiáveis de leilão pode ser um pouco difícil. Entretanto, por mais que possa ser difícil achar um site confiável, esse tipo de negócio acaba valendo a pena, isso por causa de seus valores. […]

leilão de motos
Leilão de Motos – Como participar, Dúvidas e Cuidados

Nos dias atuais, muitas pessoas acabam optando por motocicletas para se locomover, pensando em economia e que tal adquirir a sua em um leilão de motos? Através de sites confiáveis ou até mesmo em leilões presenciais é possível fazer bons negócios, comprando motos por preços acessíveis e que são bem abaixo do normal. Contudo, é […]

leilão de carros
Leilão de Carros – Como participar, dúvidas e cuidados

Quando se fala em leilão de carros, algumas pessoas encaram como oportunidades, já outras como um grande risco. Entretanto, essa é uma grande oportunidade de você comprar um carro por valor baixo, diferentemente do preço de mercado, que se encontra inflacionado. Contudo, muitas pessoas dizem que carro de leilão é uma loteria, pois você não […]

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.