O que levar em conta na hora de investir?

Nos dias atuais, deixar dinheiro na poupança é besteira, contudo é importante estudar a empresa na hora de investir seu dinheiro nela. Dessa maneira, você consegue analisá-la mais profundamente, levando em consideração vários fatores que podem influenciar dentro dela.

Além disso, nos dias atuais, é mais indicado realizar investimento em empresas que apresentem alto valor de mercado. Isso, por que, quanto maior e mais valiosa for à empresa, menor será a influência de fatores externas dentro da mesma.

Dessa maneira, realizar um estudo, seja na hora de investir em ações, fundos imobiliários e até letras de crédito é muito importante. Assim, você consegue colocar o seu dinheiro em empresas que te tragam segurança e apresentam muito potencial de crescimento.

Por que é importante saber onde estou investimento meu dinheiro?

Saber onde está investindo o próprio dinheiro é sim muito importante, isso, por que, se mal investido, pode até te causar prejuízo. Dessa forma, analisar bem um investimento, sendo ele qual for é fator primordial antes de deixar o seu dinheiro em alguma empresa.

Além disso, somente analisando alguns tipos de investimentos você conseguirá encontrar o que se encaixa melhor com seu perfil. Sendo que, alguns tipos de investimentos podem gerar cada vez mais renda e outros somente te pagarem uns juros pelo dinheiro investido.

Sendo assim, sabendo dessas informações, sempre que for investir, faça um estudo do investimento, para isso é importante levar alguns pontos em consideração. Esses pontos são cruciais para o seu dinheiro, podendo ele se multiplicar, causar prejuízos ou até mesmo perder poder de compra.

O que analisar na hora de investir?

Como já foi dito anteriormente, é importante estudar a empresa em que você está deixando o seu dinheiro investido. Contudo, existem alguns pontos cruciais que devem ser investigados antes de realizar o investimento, sendo eles de extrema importância.

Além do mais, somente estudando o investimento você quando poderá ter de retorno e em que momento ele virá. Sendo assim, os principais pontos a serem analisados na hora de investir, são:

  • Tipo de investimento
  • Esse é o primeiro ponto que deve ser analisado, o tipo de investimento, pois através disso você terá diversas respostas. A primeira dessas respostas é saber se existe um valor mínimo de investimento, ou seja, se você precisa de um montante em específico.

    Além disso, dentre os tipos de investimentos, você terá que escolher se investirá em renda fixa, que é algo bem conservador. Acrescentando a isso, mesmo que escolha por renda fixa, terá que escolher se será prefixado ou pós-fixado, podendo mudar e muito os rendimentos.

    Por fim, se não quiser optar por investimentos de renda fixa, pode acabar optando por opções de renda variável. Entretanto, renda variável apresenta maiores riscos no investimento, porém pode também gerar cada vez mais dinheiro.

  • Possíveis riscos
  • Outro fator muito importante a ser analisado são os possíveis riscos que esse tipo de investimento pode te trazer. Além disso, tenho certeza que você já ouviu que certos investimentos não apresentam riscos, mas isso não é verdade, por menor que seja, existe.

    Além disso, até mesmo os investimentos mais seguros, que são assegurados pelo Fundo Garantidor de Créditos, podem trazer riscos. Entretanto, para você perder o seu dinheiro, só se não estudar a empresa antes de realizar ou finalizar um investimento.

    Assim sendo, cabe a você analisar quais riscos está disposto a correr, para isso leve em conta o seu perfil de investimento. Acrescentando a isso, existem investimentos que apresentam maiores riscos, contudo tem também maior poder de crescimento.

  • Rentabilidade desse investimento
  • Por fim, o último ponto a ser analisado é a rentabilidade desse investimento, pois não basta só estudar esse ponto. Além disso, a rentabilidade, mesmo sendo muito importante, deve ser o último fator a ser analisado, pois não adianta crescer os olhos nos lucros.

    Sendo assim, não escolhe onde colocar o seu dinheiro na hora de investir somente pela rentabilidade, ela pode ser bem traiçoeira. Antes de analisar a rentabilidade, parta para o tipo de investimento e os possíveis riscos, que já foram citados anteriormente.

    Além do mais, existem investimentos que apresentam alta rentabilidade, contudo tem várias cobranças de taxas. Sendo assim, acaba não valendo a pena optar pelo investimento com maior rentabilidade sem antes conhecer um pouco mais sobre ele.

    Qual é o melhor tipo de investimento?

    Não existe uma resposta certa para essa pergunta, já que existem diversos investimento e ele depende muito do seu objetivo. Sendo assim, o melhor investimento é aquele que atende as necessidades que você busca, para uns é renda fixa, outros, renda variável.

    Por fim, antes de investir, leve sempre em consideração os pontos que foram dito logo acima, pensando em garantir seu dinheiro. Sendo assim, você terá mais segurança na hora de investir, pois já estudou tudo que precisava sobre o investimento

    Estudante de Ciência e Tecnologia na UFRGS - Universidade Federal do RS, apaixonada por inovações tecnológicas, mistérios da ciência, bem como filmes e séries de ficção científica.
    Veja também
    Saiba onde investir seu dinheiro com retorno garantido

    Muitas pessoas buscam opções para investir com retorno garantido ao seu dinheiro, pois não é legal perder algo que você tanto batalhou para ganhar. Sendo assim, várias pessoas acabam investindo na poupança, achando ser uma ótima opção. Contudo, seu rendimento não cobre a inflação. Dessa maneira, algumas pessoas que já se atentaram a isso, estão […]

    Como estudar as ações de uma empresa

    Quem investe sabe que estudar as ações de uma empresa é muito importante antes de realizar um aporte nela. Dessa maneira, se tornar um investidor de sucesso passa por esse estudo, já que se você não investir corretamente, poderá perder seu dinheiro. Sendo assim, após dominar o estudo das ações, você conseguirá investir de forma […]

    ações de empresas
    Tenho ações de uma empresa, sou sócio dela?

    Hoje, a porcentagem de pessoas que compra ações de uma empresa no Brasil é baixa, mas vem crescendo cada vez mais. Dessa maneira, o mercado de ações tem se mostrando cada vez mais flexível, já que permite investimento com pouco dinheiro. Assim sendo, surge uma dúvida muito frequente, que é saber se quanto você compra […]

    O que é CDB? Onde e como investir

    Investir nos dias atuais necessita de conhecimento sobre o tema. Assim, saber o que é CDB para colocar seu dinheiro nesse fundo é interessante. Sendo assim, CDB nada mais é que Certificados de Depósito Bancário, sendo esse um dos investimentos mais simples do mercado. Além do mais, muitas pessoas que estão migrando da poupança, costuma […]

    Comentários fechados

    Os comentários desse post foram encerrados.