Leilão de carros – dicas
Participar de um leilão de carros pode ser uma ótima alternativa para você que pretende comprar um automóvel. Entretanto, é necessário ter muito conhecimento para conseguir arrematar um bom veículo, com preço acessível e que esteja com lataria e mecânica preservadas.
Além do mais, é preciso saber o máximo de informações sobre aquele leilão, a empresa que está organizando o evento e a procedência dos automóveis. Isso, pois existem os mais diversos tipos de leilões hoje em dia, desde carros apreendidos, tomados pela financeira e veículos deixados para trás.
Sabendo disso, a melhor maneira de conhecer melhor um leilão, seus carros e forma de negócios é fazer a leitura do seu edital. Sendo que, nele é possível encontrar a forma de pagamento, arremate e modo de inscrição.
Por que esses veículos são leiloados?
Existem os mais diversos tipos de leilões nos dias atuais, desde carros seminovos, usados a um bom tempo e até os que só servirão para sucata. Dessa maneira, é preciso entender o motivo por esses carros estarem sendo colocados em leilão, pois isso pode definir o leilão e até mesmo o preço dos mesmos.
Assim sendo, é necessário dizer que a maioria dos carros leiloados atualmente é decorrente de apreensões feitas pela polícia ou até mesmo receita federal Sendo que, esses veículos em sua grande maioria têm muitos débitos e acaba não sendo um bom negócio legalizá-los, pagar suas multas e retirá-los dos pátios.
Além disso, esses veículos, apreendidos, costumam ter muito tempo de uso e não se encontram em ótimo estado de conservação. Entretanto, existem ainda leilões de veículos que foram tomados por bancos ou até mesmo financeiras, sendo o principal motivo, a falta de pagamento dos financiamentos.
Dessa forma, os veículos tomados por falta de pagamento acabam sendo a melhor opção de negócio, contudo, podem ter um preço maior. Porém, se você quer um veículo mais acessível, vale a pena optar por veículos apreendidos que estão sendo colocados em leilão.
Como participar de um leilão?
Para participar de um leilão de carros é bem simples, hoje em dia existem vários eventos online deste meio. Contudo, a melhor opção de leilão ainda é os presenciais, já que nesses é possível olhar melhor o veículo e levar até um mecânico para analisar essa parte do mesmo.
Assim sendo, o primeiro passo para participar de um leilão de carros, é procurar por empresas confiáveis que realizam esses eventos. Após isso, basta fazer sua inscrição, que normalmente pode ser feita online, mesmo para eventos presenciais e confirmar sua identidade.
Por fim, estando inscrito nos leilões, basta esperar o aviso dos lotes que estarão disponíveis e decidir se você participará deles ou não.
Qual a forma de pagamento?
Normalmente, a forma de pagamento de cada leilão se encontra descrita no edital, por isso, é de suma importância fazer a leitura do mesmo. Entretanto, a grande maioria dos leilões nos dias atuais exige que pelo menos parte do valor dos veículos seja pago à vista, como forma de garantia.
Além disso, se o pagamento não for feito da maneira como está descrito no edital, o veículo volta a ser leiloado. Sendo que, a pessoa que não realizar o pagamento da forma descrita ainda poderá ser multada.
Dessa forma, antes de entrar em um leilão e começar dar lances, esteja ciente da forma de pagamento e da possível multa. Por fim, saiba que leilão é coisa séria e pode ser uma ótima oportunidade para arrematar um veículo com preço inferior ao valor normal.
Dicas e cuidados ao participar de leilões
Por fim, agora que você já sabe mais sobre os leilões e os motivos pelos quais os veículos são leiloados, chegou a hora de saber mais sobre cuidados e dicas ao participar de um desses.
Assim sendo, como já foi dito anteriormente, a principal dica é fazer a leitura completa do edital, já que lá se encontra tudo que você precisa saber. Além disso, o principal cuidado a se tomar em um leilão de veículos se refere aos defeitos e problemas dele.
Sendo assim, outra dica importante é saber a procedência do veículo, ou seja, o motivo por estar sendo leiloado, dessa forma é possível evitar problemas futuros.
Os comentários desse post foram encerrados.