O que é LCI? Onde e como investir

Nos dias atuais muito se fala sobre LCI, mas o que é isso? Essa sigla representa Letra de Crédito Imobiliário. Sendo que, LCI é um título de crédito de renda fixa, muito usado como instrumento de captação de fundos de investimentos.

Esse tipo de crédito é muito utilizado por instituições financeiras e tem como lastro financiamentos imobiliários garantidos por hipoteca ou alienação do imóvel. Sendo assim, esse tipo de crédito apresenta baixo risco, com bons rendimentos e é garantido pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC).

Além disso, os recursos que foram captados pelas instituições financeiras são usados para financiar atividades do setor imobiliário em troca de um imposto anual. Dessa maneira, como esse tipo de investimento tem data de validade, é possível saber quanto irá ganhar com o dinheiro investido.

O que é LCI? Entenda.

Como já foi dito anteriormente, LCI significa Letra de Crédito Imobiliário, sendo que quando você investe neles, está emprestando dinheiro para o banco. Sendo assim, ao investir nesse fundo, o dinheiro é captado por um banco, usando ele para financiar ou comprar um imóvel.

Sendo assim, esse tipo de investimento é considerado de renda fixa, ou seja, no momento de investir, você sabe quanto ganhará. Dessa maneira, esse tipo de investimento é muito seguro e tem sido procurado por muitas pessoas que querem fazer seu dinheiro render.

Além do mais, diferentemente do investimento em ações, no LCI o seu dinheiro está seguro e também possui retorno, sendo ele, garantido. Pois, o seu rendimento é segurado pelo FGC, apresentando vantagens em relação a vários outros tipos de investimentos.

Como funciona a LCI?

Agora que você já sabe o que é LCI, precisa entender mais sobre o seu funcionamento e qual a sua lógica. Sendo que, logo ao fazer o investimento, você já sabe quanto irá ganhar, pois ele tem uma taxa de juros estabelecida.

Logo após o investimento, a instituição financeira direciona os clientes que precisam de um financiamento para imóveis. Além disso, é claro que essas instituições financeiras cobram juros dessas pessoas, sendo eles bem maiores do que você recebe.

Exemplificando, se a porcentagem de rendimento que você irá receber mensalmente é de 0,5% ao mês, o banco cobrará um valor maior dos clientes. Sendo assim, as instituições financeiras te dão lucro e também ganham com isso, fazendo o dinheiro girar.

Existem diferentes tipos de LCI?

A resposta para essa pergunta é sim, existem diferentes tipos de LCI, sendo ele oferecido especificamente em duas categorias. Contudo, por mais que uma delas apresenta uma taxa de lucro variável, esse tipo de investimento continua sendo considerado de renda fixa.

O primeiro tipo de LCI é conhecido como prefixado, ou seja, assim que é feito o investimento, você sabe quanto receberá. Sendo assim, você, que está investindo seu dinheiro sabe o valor total de retorno ao final do prazo do LCI.

Já o segundo tipo de LCI é o pós-fixado, sendo que esse cobra uma taxa de rendimentos atrelada a um indexador. Para isso, a instituição pode usar o Certificado de Depósito Interbancário (CDI) ou o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Por fim, é importante dizer que independente do tipo de LCI em que você investir, é preciso ter um planejamento financeiro. Pois, esse tipo de investimento normalmente apresenta um período de carência de 90 dias, não sendo indicado retirar o dinheiro antes do prazo de contrato.

Sendo assim, o LCI é mais indicado para objetivos de médio e até mesmo de longo prazo para o investidor.

Onde e como investir em LCI?

Sabendo sobre o que é LCI e entendendo sobre esse tipo de investimento, é hora de conhecer sobre como investir. Sendo assim, é importante ressaltar que existem duas maneiras de fazer esse investimento, podendo ser feito diretamente no banco ou em uma corretora.

Quando você optar por realizar esse investimento diretamente no banco, basta se dirigir a um deles e conhecer suas opções. Sendo que, o banco costuma apresentar menos opções de investimento dentro do LCI e também de prazo de vencimento.

Já, quando optar por realizar o investimento na corretora, basta abrir uma conta e fazer a transferência do seu dinheiro. Logo após isso, a corretora te apresentará várias opções de investimentos, vários prazos diferentes e até mesmo maiores rendimentos.

Sabendo de todas as opções de investimento em LCI, chegou a hora de colocar o seu conhecimento em prática. Para isso, se optar por investir pelo banco, faça consultas em diferentes instituições, visando encontrar melhores opções de crédito.

Sendo que, essa dica também serve para as corretoras, vise sempre escolher uma instituição sólida e com referências.  

Estudante de Ciência e Tecnologia na UFRGS - Universidade Federal do RS, apaixonada por inovações tecnológicas, mistérios da ciência, bem como filmes e séries de ficção científica.
Veja também
Como estudar as ações de uma empresa

Quem investe sabe que estudar as ações de uma empresa é muito importante antes de realizar um aporte nela. Dessa maneira, se tornar um investidor de sucesso passa por esse estudo, já que se você não investir corretamente, poderá perder seu dinheiro. Sendo assim, após dominar o estudo das ações, você conseguirá investir de forma […]

O que é LCA? Onde e como investir

Você quer e busca algo para investir, então precisa entender o que é LCA (Letras de Crédito do Agronegócio). Isto é, um tipo de investimento em renda fixa que tem se tornado muito popular e garante recursos para o banco fornecer crédito a produtores. Dessa maneira, é uma forma de investir dinheiro e ter uma […]

O que levar em conta na hora de investir?

Nos dias atuais, deixar dinheiro na poupança é besteira, contudo é importante estudar a empresa na hora de investir seu dinheiro nela. Dessa maneira, você consegue analisá-la mais profundamente, levando em consideração vários fatores que podem influenciar dentro dela. Além disso, nos dias atuais, é mais indicado realizar investimento em empresas que apresentem alto valor […]

ações de empresas
Tenho ações de uma empresa, sou sócio dela?

Hoje, a porcentagem de pessoas que compra ações de uma empresa no Brasil é baixa, mas vem crescendo cada vez mais. Dessa maneira, o mercado de ações tem se mostrando cada vez mais flexível, já que permite investimento com pouco dinheiro. Assim sendo, surge uma dúvida muito frequente, que é saber se quanto você compra […]

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.